sábado, 16 de agosto de 2014

Primeiro casamento gay de Panorama será realizado nos próximos dias

Atualizado 19/08 às 10h42
Na foto o Casal  Rodrigo e Adelino

A primeiro casamento  homoafetivo entre pessoas do mesmo sexo de Panorama  será realizado  no dia 28 de Agosto e será entre Rodrigo Herculano Futigame da Silva de 20 anos e Adelino Vinicius  Bezerra Pedroso  de 18 anos. 

O casal convive junto há cerca  de um ano em uma residencia no bairro Nosso Teto em Panorama. 


Segundo o cartório local essa será a primeira união civil entre pessoas do mesmo sexo  dentro da cidade. No momento os envolvidos aguardam a divulgação do editar de casamento,  se no prazo de 15 dias, se  não aparecer obstáculos que impeçam a oficialização da união o juiz realizará o casamento.


 O casamento civil está agendado para o dia 28 de Agosto, numa  quinta-feira, às 16 horas, em cartório da região Central da cidade.

Será o primeiro casamento entre duas pessoas do mesmo sexo divulgado com detalhes em veículos de comunicação dentro da cidade. 




SOBRE O CASAMENTO GAY  NO BRASIL- O reconhecimento de casamento entre pessoas do mesmo sexo no Brasil como entidade familiar, por analogia à união estável, foi declarado possível pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em 5 de maio de 2011.Desde então, as uniões do mesmo sexo utilizam-se das disposições de diversos princípios constitucionais. 

A coabitação brasileira (uniões não-registradas) é uma entidade real reconhecida juridicamente, que concede aos parceiros direitos e deveres semelhantes ao casamento, como o direito à adoção assim como todos os benefícios e regras do casamento, como pensões, herança fiscal, imposto de renda, segurança social, benefícios de saúde, imigração, propriedade conjunta, hospital e visitação na prisão, além de fertilização in vitro e barriga de aluguel, etc.

No dia 14 de maio de 2013 o Conselho Nacional de Justiça(CNJ) obrigou cartórios de todo país a aceitar o registro de casamento de homossexuais.

Nenhum comentário: