quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Tupi Paulista completa 73 anos de emancipação político-administrativa

Nesta quinta-feira, 28, o município de Tupi Paulista completa 73 anos de emancipação político-administrativa. 

 Segundo a história, Dr. Lelio Piza e Almeida, proprietário de uma gleba de matas situada no espigão entre os rios Peixe e Aguapeí, resolveu e ultimou os planos para a colonização dessa região que era completamente despovoada. No começo do ano de 1941 foram entregues ao engenheiro Dr. Francisco Cunha os cortes da mata e a confecção da planta, bem como a administração e venda dos lotes aos Senhores João Staut e Juvenal Camargo. 

 O local recebeu o nome de Tupi, mais tarde sede do município de Gracianópolis e atualmente Tupi Paulista. No ano de 1948 começou a ser cultivada a lavoura do café, que mais tarde se tornaria a principal fonte de riqueza do município, alcançando seu auge nos anos 70 e 80 

 O município é produtor de uvas finas de mesa (Itália, rubi, benitaka) e uvas rústicas (niágara), seringueira, café, manga, leite, gado de corte e eucalipto. Atualmente a cultura de cana-de-açúcar tem aumentado sua participação em área plantada e em renda. 

 O comércio e a prestação de serviços atende à microrregião que compreende também as cidades de Nova Guataporanga, Monte Castelo, São João do Pau D`Alho e Santa Mercedes. 

 Com uma população estimada de 14.976 habitantes (IBGE) o município é administrado pelo cirurgião dentista Osvaldo José Benetti pela segunda vez. Ao todo foram dez os prefeitos que administraram a cidade, desde a sua fundação. 

 Ao longo do mês de Agosto foram desenvolvidas diversas atividades comemorativas do aniversário, dentre elas a 1ª Expotupi e a inauguração do Teatro Municipal com homenagem aos ex-prefeitos vivos. Neste sábado, 30, a cidade sediará o encontro da AMNAP (Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista) a partir das 9h no Teatro Municipal.

 Diretoria de Comunicação Prefeitura de Tupi Paulista

Nenhum comentário: