terça-feira, 2 de setembro de 2014

Neste domingo tem Travessia de Panorama: Saiba Mais sobre "A história da travessia"

Transcrita para que a sua história não se perca 

 Há 49 anos, quando Panorama ainda era uma cidadezinha com poucos recursos, um advogado que aqui começava sua vida, Dr. José Gonçalves, teve a feliz ideia de realizar a primeira travessia a nado do Rio Paraná, vendo que naquela época era um rio que realmente dava para se beber de suas águas, de tão limpa que eram: não havia poluição. 

Sabendo que a planta de Panorama foi elaborada por Prestes Maia, com a pretensão de ser uma cidade turística – o nome indica isso – havia também a intento do idealizador, de torná-la uma cidade turística, pois o rio já era tudo. Mas aqui não havia nada, até então, para trazer gente para nossa cidade. A travessia a nado então foi uma ideia que surgiu, com a competição de barco e uma competição de pesca. A competição de pesca não deu certo. Alguns anos antes da primeira travessia foi realizada a Festa do Peixe, onde a pessoa comprava o ingresso e comia peixe o dia inteiro, numa festa em que foram preparados dois mil quilos de peixe. 

A travessia a nado, com a idéia do Dr. José Gonçalves começou em 1965 e continua cada ano mais vibrante e mais participativa de ´público e nadadores. 

Naquela ocasião, o próprio Dr. José Gonçalves fundou o primeiro jornal da cidade, que era o Jornal de Panorama e através daquele jornal foi realizada a primeira travessia e sem nenhum recurso. A difusão da ideia que o Dr. José tinha encontrado, foi feita através do Jornal de Panorama, enviados pelos Correios, para todos os jornais e emissoras de rádio da região. Foi talvez a mais competitiva das travessias. Houve uma invasão de gente em nossa cidade. Naquele dia não se achava nada de comer e beber no comércio local. Nem nos botecos não sobrou nada; simplesmente não se esperava que aquela promoção iria trazer tanta gente a Panorama. 

E deu certo a ideia da travessia, que sempre foi em função, de realmente divulgar e mostrar nossa cidade para o turista. Teria que usar esse argumento forte, do povo vir aqui por causa da travessia e oferecer-lhe distração.

Caso interessante da primeira travessia, que faz parte da história, é que o idealizador fez a promoção para que houvesse a presença de público para assistir e descuidou-se da parte principal que eram os competidores. Ele teve o apôio de um agente do INPS, conhecido pot Paulo, de saudosa memória, que na ocasião era presidente do XTC de Dracena que se prontificou e trouxe todos os nadadores daquele clube, inclusive ele, com 70 anos de idade, atravessou o rio. Foram 40 nadadores que participaram da primeira travessia, sendo uns 25 de Dracena e outros de Panorama, Brasilândia Santa Mercedes. 

Outro fato pitoresco que faz parte dessa mesma história e que serve como registro para sempre, é que o delegado de polícia, Dr. Arnaldo e o pároco de nossa cidade, daquela época, o padre Tiago, competiram na primeira travessia e se classificaram. O padre ficou em terceiro lugar e o delegado em segundo. O primeiro foi um nadador de Dracena conhecido por Bahia. Numa colocação sobre as primeiras travessias do Rio Paraná, temos a lembrança de algo importante. O grande nome da natação mundial, Ricardo Prado, ganhou duas vezes essa travessia, quando ainda era garoto e residia em Andradina. 

Nadadores ilustres estiveram aqui, como exemplo, Abílio Couto, diretor de águas abertas da Confederação Brasileira de Natação, que já atravessou o Canal da Mancha competindo nesta travessia aqui por várias vezes. 

As primeiras travessias eram realizadas no Porto. A balsa paralisava no momento da competição. Depois de alguns anos é que o local foi modificado para a região do bosque municipal, sendo um imenso avanço, tanto para o conforto de quem assistisse, como a beleza da própria travessia.Melhor ainda foi quando esse evento passou a ser realizado no Balneário Municipal, com muito mais conforto e lazer para as milhares de pessoas que comparecem todos os anos. 

O grande campeão dessa travessia tem sido Paulo Roberto dos Santos, o Paulinho Paranaguá, vencendo-a por oito vezes. Porém o maior de todos os campeões, foi o professor Nadir Pousam que por décadas foi o coordenador das travessia. Muitos dos sucessos, também se deve a ele, que bão media esforços para o seu sucesso.  

Pelo menos a cada ano, o idealizador dessa travessia, Dr. José Gonçalves, atualmente empresário de Cerâmica, merece ser lembrado por essa feliz idéia, a de promover nossa querida Panorama, como da mesma forma dar incentivo e apoio nos trabalhos de sua divulgação. Adelino Paschoalette 

Fonte: Jornal O beira Rio,Adelino Paschoalette

Nenhum comentário: