segunda-feira, 2 de março de 2015

Caminhoneiros protestam em trevo de Tupi Paulista, na SP-294


Um grupo de pelo menos 30 caminhoneiros iniciou uma paralisação no km 658 da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), no trevo de Tupi Paulista, na manhã desta segunda-feira (2). De acordo com informações da Polícia Militar Rodoviária, os manifestantes permanecem no acostamento. 

Conforme a corporação, os veículos de passeio e de emergência passam normalmente, porém não é possível precisar qual o procedimento realizado na estrada, já que as equipes do policiamento ainda se deslocam para o local. 

Entre as reivindicações da categoria nos últimos protestos estão a redução no valor do óleo diesel, bem como dos pedágios e impostos; valorização dos fretes; melhoria nas estradas; regulamentação adequada às horas de trabalho; e mais segurança no transporte. 

Na última semana, foram realizados protestos em Pacaembu, Irapuru, Parapuã e Presidente Prudente. Na última cidade, o grupo colocou placas e impediu o trânsito de veículos de grande porte durante a manhã. O tráfego só foi liberado por volta das 12h40. Durante o último final de semana, não houve protestos. 

Negociação

Para chegar a um acordo com a categoria, o governo se comprometeu a sancionar sem vetos a Lei dos Caminhoneiros, aprovada pela Câmara no dia 11, e a não reajustar o preço do diesel nos próximos seis meses. 

O anúncio foi feito pelo secretário-geral da Presidência, ministro Miguel Rossetto, após reunião com representantes dos caminhoneiros na tarde de quarta-feira em Brasília. O ministro disse ainda que empresários e motoristas elaborarão uma tabela para definir os preços do frete. 

Em contrapartida, o governo exige a liberação imediata de todas as estradas com bloqueio no país. Em uma semana de mobilização nacional, já foram registradas paralisações de caminhoneiros em 14 estados.

Texto do G1 de Presidente Prudente 

Mais fotos de Milton Salzedas








Nenhum comentário: