quinta-feira, 2 de abril de 2015

Diretora de Cultura participa de oficina do SisEB

No detalhe, a diretora da cultura, professora Geni Arbid 

No mês de Março último, a diretora municipal de Cultura de Panorama, professora Geni Arbid participou juntamente com a auxiliar de biblioteca Fátima Cristina Dias Bastos, de uma oficina que integra o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB). 

Também participaram a coordenadora de ensino infantil Leiva Pereira Ribeiro e Maria Cristina, coordenadora da Pré-Escola Ídolo Guastaldi. 

A oficina realizada na cidade de Adamantina teve como precursor o escritor Fábio Lisboa. O tema trabalhado foi “Histórias que saem dos livros: contar histórias em 5 Es”

 Lisboa é contador de histórias, autor, incentivador de leitura e palestrante. Graduado em Comunicação Social pela ESPM e Letras pela USP, pós-graduado em A Arte de Contar Histórias: abordagens poéticas, literária e performática. Desenvolve projetos em editoras, universidades, escolas, bibliotecas, SESCs, Secretarias de Cultura, livrarias, TV Cultura, entre outros. 

Os objetivos desses encontros são: oferecer aos participantes a possibilidade de conhecerem ou aprimorarem os conceitos e as técnicas, a sensibilidade e o repertório relativos ao ato de se contar histórias; Despertar a capacidade criativa, emotiva e de expressão pessoal que contribuam para a narração de contos tradicionais, literários e de adaptações de histórias pessoais para o formato “contação de histórias”; 

E, também, proporcionar a aplicação dos conceitos de forma prática, fazendo com que todos participem ativamente e também criem novas possibilidades para a contação de histórias. 

O público-alvo são os profissionais de bibliotecas, salas de leitura e programas de incentivo à leitura, que dentre outras, são estimulados a descobrir como encontrar pérolas num mar de histórias...como fazer texto e imaginação saírem dos livros...tendo revelado o que está por trás de um conto bem contado, apoiando-se a oficina, em bibliografia prática e conceitos teóricos baseados nos 5 Es.

DO GOVERNO MUNICIPAL 

Nenhum comentário: