quinta-feira, 2 de abril de 2015

Grupo de Capoeira Ritmo Brasil une Esporte, Cultura e Educação


Há sessenta dias em atividade, sob a orientação do mestre Gilmar Fernandes Alves, o grupo de capoeira “Ritmo Brasil” se fortalece em Panorama. 

Por iniciativa própria e uma pequena ajuda de custo dos participantes, o mestre Gilmar criou o grupo, que atualmente conta com cerca de 50 integrantes, dentre eles, crianças, adolescentes, jovens e adultos. 

A Prefeitura Municipal, através da Diretoria de Cultura, disponibiliza o local onde são realizados os encontros semanais para aprendizagem das técnicas e desenvolvimento dos aspectos culturais desta arte marcial. 

Numa boa roda de capoeira, jamais poderia faltar os instrumentos que embalam o ritmo da música e dos "combates”, sendo eles: berimbau, pandeiro, atabaque, reco-reco e agogô. 

O Mestre Gilmar explica que, o trabalho é direcionado a cada pessoa específica. As crianças, por exemplo, á princípio recebem orientações básicas com noções de dança e ginga e, cada um, de acordo com sua evolução, vai galgando passos maiores aprendendo novas técnicas da arte capoeirista. 

Salienta o instrutor, que o mais importante é desenvolver as atividades com vistas a abranger os três eixos: Esporte, Cultura e Educação. Segundo ele, a técnica de defesa pessoal da capoeira é, também, uma forma de disciplinar os praticantes do esporte e garantir a formação de cidadãos responsáveis. 

O mestre ressalta ainda, que a principal dificuldade tem sido angariar recursos para aquisição de uniformes para os participantes sendo muito bem vinda a colaboração de comerciantes e empresários, material este, indispensável para a continuidade das atividades do grupo. 

Os interessados em colaborar podem procurar o mestre Gilmar nos dias em que são realizados os encontros semanais. 

 As aulas do grupo de capoeira Ritmo Brasil acontecem três vezes por semana, sendo às segundas, quartas e sextas-feiras, das 19h30 às 21 horas, no espaço cultural de Panorama. 

Nenhum comentário: