quinta-feira, 9 de abril de 2015

Promotoria pede mais empenho aos municípios da Comarca de Panorama visando o controle e combate à dengue

Só este ano em Panorama já foram registrados 72 casos positivos da doença. A prefeitura diz que já realizava a maior parte das ações recomendadas pelo MP e irá intensificá-las. 


Segundo a Prefeitura diversos mutirões de limpeza e arrastões estão sendo realizados 


No último dia 30, considerando o aumento do número dos casos de dengue nos municípios de Panorama, Paulicéia e Santa Mercedes, o promotor de justiça Daniel Magalhães Albuquerque Silva intimou os chefes do Executivo pertencentes à Comarca, para que no prazo de quinze dias esclareçam à população, através de veículos de som, panfletos, rádios, jornais, televisão, igrejas, associações, escolas, entre outros, que qualquer cidadão responsável em ação ou omissão, envolvido com o uso indevido de imóveis domiciliares, comerciais, industriais e baldios, assim como de bens públicos e de uso comum, na zona rural e urbana, será responsabilizado criminalmente caso venha impedir a ação de agentes de saúde responsáveis pelo combate ao mosquito da dengue, ou que venha a contribuir para a proliferação do mosquito, deixando de tomar os cuidados preventivos. 

Neste prazo, as Prefeituras devem disponibilizar um número de um telefone para que qualquer cidadão possa denunciar anonimamente focos de procriação do mosquito transmissor da doença. 

Nas residências que estiverem desocupadas ou sem a presença do morador no momento da visita dos agentes de saúde deverá ser afixadas notificações para que em 24 horas o munícipe se apresente na sede da Vigilância Sanitária para franquear a entrada dos agentes no imóvel. 

O promotor ainda mencionou que os serviços de Saúde devem comunicar à Polícia Militar todo ato que possa impedir ou embaraçar suas ações, solicitando o necessário apoio para encaminhamento dos responsáveis à Delegacia de Polícia, devendo os municípios ajuizar ações civis na Justiça contra quem agir dessa forma, instruindo a ação com boletim de ocorrência, termo circunstanciado, portaria de inquérito policial ou auto de prisão em flagrante. 

O representante do Ministério Público também recomendou a realização de Plano Municipal de Vigilância e Controle da Dengue em conformidade com o Plano Nacional e Estadual, incluindo verba específica em seu orçamento para o programa de combate à dengue. 

Segundo o documento, a Polícia Militar também seria oficializada sendo recomendando para que preste apoio, sempre que solicitada, registrando todo o ato de resistência e desobediência às ações de eliminação e prevenção de focos de proliferação e transmissão da doença, encaminhando imediatamente a notícia e o sujeito responsável à Delegacia de Polícia, para lavratura de Termo Circunstanciado por infração do art. 132, caput, do Código Penal, ou outra providência que se mostrar adequada.

Os municípios terão quinze dias, a contar da data da intimação, para fornecer resposta escrita e fundamentada sobre o acolhimento ou não das recomendações. 

PROVIDÊNCIAS- Na cidade sede da Comarca, desde o início do ano, já foram registrados 72 casos positivos da doença, sendo 39 autóctones e 33 importados. 

A prefeitura  informou que já realizava a maior parte das ações recomendadas pelo MP e, segundo o prefeito Luis Carlos, as equipes da Vigilância Sanitária e Epidemiológica já foram comunicadas das recomendações e, de acordo com suas competências estarão trabalhando em conjunto para intensificar as ações. 

O Disque denúncia funcionará pelo telefone (18) 3871-3338. O Plano Municipal de Controle e Combate à Dengue já existe e, de acordo com os responsáveis pelo setor de saúde, têm sido aplicado com as diretrizes do Plano Nacional e Estadual, que inclusive, contemplam o recebimento de recursos para o trabalho permanente de enfrentamento da doença.

Apesar de recomendado o acionamento da polícia militar pelo MP nos casos que se fizer necessário, o chefe do executivo panoramense espera que a população colabore espontaneamente permitindo a entrada dos agentes de saúde às suas residências e mantendo seus imóveis sempre limpos. 

Conforme o prefeito Luis Carlos, o avanço da dengue trata-se de uma questão de saúde pública que deve ser tratada com a absoluta responsabilidade e combatida com todas as forças possíveis, para isso, sendo fundamental a compreensão e colaboração de todos os munícipes. 

A Vigilância Epidemiológica realiza constantemente alertas sobre o risco de transmissão da doença, através de panfletos com orientações, carros de som, publicações em jornais e divulgação em rádio.

Este ano já foram realizados diversos mutirões de limpeza, arrastões e encaminhamentos de ofícios a empresas, laboratórios e farmácias localizadas no município para combate aos focos do mosquito transmissor.

No mês de Março, a profissional de IEC Rejane Rodrigues da Mata, com auxílio de vídeos e data show realizou palestras informativas, abrangendo todas as escolas estaduais e municipais da cidade, APAE e CRAS (120 famílias do Programa Renda Cidadã e diversas Oficinas). 

 Nessas palestras, ela tem destacado que os maiores focos do mosquito aedes aegypti são encontrados em materiais inservíveis, aqueles que a pessoa não utiliza e pode jogar fora.

Nenhum comentário: