terça-feira, 25 de agosto de 2015

Projeto oferece tratamento dentário a vítimas de violência doméstica

Trabalho gratuito é desenvolvido em Panorama. Polícia Civil, Promotoria de Justiça e ONG são responsáveis pela ação.

Polícia Civil de Panorama desenvolve um projeto que oferece tratamento odontológico gratuito para mulheres que foram vítimas de violência doméstica e tiveram sequelas na boca. Segundo o delegado Eliandro Renato dos Santos, o trabalho, que é realizado em conjunto com a Promotoria de Justiça da cidade e uma Organização Não-Governamental (ONG) de Dracena, especializada no ramo odontológico, já acontece há cerca de um mês e nesta semana uma das pacientes já dará início ao tratamento.

Conforme o delegado, o objetivo principal do projeto é recuperar a imagem da mulher que sofreu a violência e teve sequelas na parte da boca. “A mulher dá muito valor à sua imagem, por isso, o trabalho oferece esse tratamento para que a vítima possa recuperar a autoestima e ser reinserida na sociedade de maneira que se sinta bem consigo mesma”, relatou o delegado. 

Segundo Santos, a ideia para o projeto surgiu em conjunto com o promotor de Justiça da cidade, Daniel Magalhães Albuquerque, e o dentista responsável pela ONG, Lélio Gustavo Barbosa Frazilli. Conforme o delegado, em conversa, eles analisaram a situação e decidiram dar início ao trabalho para oferecer o tratamento de forma totalmente gratuita. 

Os casos de violência doméstica são frequentes em Panorama, conforme Santos. Por isso, foi necessário realizar uma seleção minuciosa, passando por dois critérios principais para avaliar as vítimas que receberiam o tratamento.


O primeiro elemento para receber a ação é o de a mulher ter sofrido violência doméstica e ter sequelas na boca. Posteriormente, ela deverá se encaixar em um perfil estabelecido com características como não ter vícios e ser considerada como "arrimo" de família. 

Em princípio, o projeto convocou 10 vítimas e, desse total, cinco foram pré-selecionadas, pois apresentavam maior necessidade. Uma delas já iniciará o tratamento, conforme o delegado. 

O tratamento será realizado na ONG de Dracena e o transporte ficará sob a responsabilidade da Polícia Civil de Panorama. Ainda conforme o delegado, a ação também pode servir de exemplo para que outras instituições ou órgãos se unam para oferecer trabalhos para a sociedade em geral.

Fonte: G1 de Presidente Prudente

Nenhum comentário: