segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Secretaria de Saúde de Adamantina inicia ações de combate à dengue aos sábados


A Secretaria Municipal de Saúde iniciou neste sábado, 21, as visitas de casa em casa aos sábados com o objetivo de acompanhar de forma continua a disseminação do Aedes aegypti, promovendo o controle através de ações pontuais com a finalidade de diminuir a incidência da população do referido vetor. Esta ação está inserida na campanha “Todos Juntos contra o Aedes Aegypti”, uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

No dia 21 as equipes percorreram os bairros pertencentes aos ESF-10 e ESF-11 abrangendo o Parque Das Nações até o Residencial Eldorado II, bem como a Vila Freitas, Vila Industrial e uma parte do Jardim das Acácias. O referido território será novamente objeto da ação neste sábado, 28.

 “Observamos que um dos problemas são as construções e os terrenos baldios, pois há grande quantidade de lixo acumulado, dentre entulhos de construção, garrafa, lonas, papelão, embalagens plásticas e até mesmo lixo doméstico. Em um único terreno recolhemos seis sacos de lixo, todos propícios para criadouros de mosquito, esconderijo e proliferação de escorpião. Mesmo no sábado foi possível encontrar pedreiros nas obras e o trabalho de orientação também foi destinado a eles, além dos moradores”, destaca a enfermeira e supervisora dos agentes Luciane de Oliveira Lima Mendes.

 “Trabalhar ao sábado foi compensador pelo fato de que a própria população recebeu muito bem a proposta da ação, fui bem recepcionada e conseguimos atingir o nosso objetivo principal que era abrir o máximo possível de residências e eliminar criadouros, além da conscientização sobre o Aedes aegypti", destaca a agente comunitária de saúde Michele Souza.

 A Secretaria de Saúde orienta que os lixos e entulhos presentes nos terrenos baldios e construções devem ser depositados em caçambas ou mesmo recolhidos no final da obra.

Todos Juntos contra o Aedes Aegypti 

O trabalho dos agentes municipais de saúde será remunerado por meio de recursos estaduais conforme Resolução SS-101, de 23-12-2016, e será realizado das 8h às 17h e consistirá na realização de vistorias a imóveis, eliminação de criadouros, bem como orientação e mobilização da população.

Os moradores devem ficar atentos para receber os Agentes de Combate a Endemias e Agentes Comunitários de Saúde, que visitarão diferentes regiões da cidade aos sábados, entre os meses de janeiro a abril, sendo dois sábados por mês nas áreas descobertas de Agentes Comunitários de Saúde.

Vale lembrar que eles se apresentarão aos moradores uniformizados com camisetas de cor amarela e com a identificação da campanha “Todos Juntos contra o Aedes Aegypti”. A ação também contará com supervisores de campo, acompanhando o trabalho carro que possui identificação da Secretaria Municipal de Saúde. 

Para que a campanha tenha êxito é necessária a adesão de toda a população. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3522-5120.

Assessoria:
PREFEITURA DE ADAMANTINA 

Nenhum comentário: