sexta-feira, 17 de março de 2017

CPP de Pacaembu recebe 3º edição da Jornada da Cidadania e Empregabilidade

POR: Secretaria da Administração Penitenciária 

O evento será realizado nesta terça-feira (21) no estabelecimento prisional e contará com atendimentos jurídicos, médicos e documentai. 
Depois do sucesso das duas primeiras edições do evento em 2015 e 2016, as quais resultaram em cerca de 4 mil atendimentos cada a reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Pacaembu, a Jornada da Cidadania e Empregabilidade volta a ocorrer na unidade prisional nesta terça-feira (21). A ação vem percorrendo os presídios paulistas e, somente em 2016, resultou em 92 mil atendimentos a pessoas privadas de liberdade em 33 estabelecimentos subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). Para este ano, uma resolução da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP-138) determinou que as penitenciárias de regime semiaberto promovam, no mínimo, duas ações semelhantes anualmente.

O CPP foi a segunda unidade de regime semiaberto da Croeste a receber a ação em 04 de novembro de 2015. A experiência abriu portas para que outros estabelecimentos prisionais do mesmo tipo de regime pudessem ser contemplados, ocorrendo pela segunda vez em 23 de junho de 2016. Agora, a 3º edição do evento vem dar continuidade aos trabalhos já realizados, beneficiando os novos integrantes da população carcerária. O evento oficial terá início às 08h com cerimônia de abertura e seguirá durante todo o dia. Na ocasião, o público visitante poderá prestigiar a exposição de produtos confeccionados no local, bem como, trabalhos escolares e artesanais produzidos pelos privados de liberdade.

Atividades


O objetivo é oferecer serviços diversos e documentos pessoais aos reeducandos, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e fora dela. Deste modo, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliar na retomada da vida social quando ganharem a liberdade. Nesta terça-feira, haverá emissão/atualização e entregas de Registro Geral (RG), Cadastros de Pessoa Física (CPF), Certidões de Nascimento, Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de atendimentos jurídicos. Também serão realizados testes rápidos de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) com a equipe de saúde da unidade prisional, aferição de pressão arterial e teste de acuidade visual, com alunos de enfermagem do Centro Universitário de Adamantina (FAI). Haverá ainda orientações sobre saúde com a equipe de controle de vetores do município e dicas sobre as Centrais de Atendimento ao Egresso e Família (Caef).

Devido à demanda e disponibilidade dos parceiros, algumas atividades que fazem parte da jornada serão executadas ao longo da semana como cortes de cabelo, curso de bolos e salgados, com Marilena de Sena Souza da Casa da Agricultura de Pacaembu, e curso de pequenos reparos, com o construtor José Carlos Pereira. Haverá ainda palestras aos reeducandos com os temas “A importância da atividade física”, com Cleiton Guerlandi da Academia Vida Ativa; “A importância da coleta seletiva”, com Cícero Borges dos Santos da Casa da Agricultura de Pacaembu; “DST: Cuidados e tratamento” com Wellington Fábio da Silva Speretta do Centro de Saúde de Pacaembu; “Saúde bucal” com o funcionário da unidade, Fernando Bueno de Oliveira; “Drogas: Informações e possibilidade de tratamento” com o médico psiquiatra Carlos Henrique Castanheira; “Malefícios do tabaco” com a psicóloga Larissa Oliveira Cupaiol; “Dengue” com a profissional de informação, educação e comunicação do Centro de Saúde de Pacaembu, Simone Beatriz Dutra Trentim; “Resiliência” com Sérgio Passarelli; “Hipertensão” com Gisele Cláudia Celestrino, da Clínica de Cardiologia de Pacaembu e “Uso correto de medicamentos” com a médica Samara Colpas.

Ação

A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Croeste. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).

Nenhum comentário: